Treinamento vai acontecer na quarta-feira (20), na Praia do Sancho, no Porto de Santo Antônio e no Aeroporto Carlos Wilson. O governo local divulgou a atividade para evitar pânico entre moradores e turistas. Simulado prevê quede de avião na Praia do Sancho
Ana Clara Marinho/TV Globo
Um Exercício Simulado de Emergência em Aeródromo (Esea) e salvamento aquático será realizado em Fernando de Noronha, na quarta-feira (20). A atividade vai acontecer na Praia do Sancho, no Porto de Santo Antônio e no Aeroporto Carlos Wilson, das 6h30 às 7h30.
A ação, que vai simular uma queda de avião no mar e acontecerá sem a necessidade de interdição de vias. A informação foi divulgada pela Administração da Ilha, nesta terça (19), para evitar pânico entre moradores e turistas que possam confundir o simulado com um fato real.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 PE no WhatsApp.
⚠️ O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.
Segundo o governo local, o porto, para onde serão levadas as supostas vítimas do acidente, também não será interditado. A operação vai ser coordenada pela empresa concessionária do aeroporto, Dix Empreendimentos.
“Esse será um simulado de emergência aeronáutica, com salvamento aquático. Vamos treinar para, caso aconteça um acidente, a gente esteja preparado. Vamos envolver muitas pessoas e vai ser o mais próximo possível de um acidente real”, informou o gerente de Segurança Operacional da Dix, Waldy Machado Jr.
A simulação vai envolver militares da Marinha do Brasil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, integrantes da Polícia Federal, servidores do Instituto Chico Mendes da Biodiversidades (ICMBio) e guarda vidas.
A ação também vai ter a participação de profissionais do Hospital São Lucas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da empresa administradora do aeroporto da ilha.
Acidente
O simulado ocorre no dia 20 de setembro, data em que há 33 anos aconteceu um acidente de avião em Fernando de Noronha.
Nessa data, uma aeronave do tipo Bandeirante, que pertencia ao governo do estado, caiu no mar, na região das Caracas. Naquele acidente, 14 pessoas morreram. Foram vítimas moradores da ilha, trabalhadores e a tripulação.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
s
Administração de Fernando de Noronha anuncia exercício simulado com queda de avião no mar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.