• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após engravidar com o uso de DIU, mineira faz laqueadura e descobre 4ª gestação; ‘É raro, mas acontece’, diz médica


Brenda Nathielle, de 29 anos, fala da experiência de ser mãe novamente após mais um procedimento contraceptivo ter falhado. A médica Marina Neves, que acompanha o caso, explica o que pode ter acontecido. Influenciadora de Nova Serrana que teve bebê com DIU engravida novamente após laqueadura
Em um tom descontraído, porém surpresa, Brenda Nathielle Teixeira, moradora de Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas, anunciou em suas redes sociais sua quarta gravidez aos 29 anos. O anúncio seria normal, se não fosse o fato de ela ter passado por uma laqueadura para evitar novas gestações.
Outro fator que contribuiu para a surpresa da influenciadora digital é que este é o segundo método contraceptivo que ela tentou e que falhou. Sua terceira gravidez também não foi planejada, já que, na época, ela usava o DIU.
“Demorei muito tempo para acreditar que estava vivendo isso de novo, talvez por como foi a gestação do DIU, precisei de muita terapia pra superar tudo, todos os traumas que ficou psicologicamente falando. Então a nova gestação caiu como uma bomba”, diz Brenda.
A médica de Brenda, a obstetra Marina Neves, explica que, embora sejam seguros, nenhum método contraceptivo é 100% eficaz. Casos como o de Brenda são raros, mas podem ocorrer. Leia mais abaixo mais detalhes da explicação.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O susto
Após engravidar com DIU, influenciadora digital faz laqueadura e descobre 4ª gestação
Brenda decidiu fazer a laqueadura depois que o DIU falhou. O procedimento foi realizado durante a cesariana do nascimento de sua terceira filha, em 2023.
“Eu e meu marido optamos juntos pela laqueadura, porque eu já iria passar pela cesárea de qualquer forma, e daí não usávamos outro método. Mas, veio novamente o atraso e os enjoos, eu sempre enjoo muito nas minhas gestações. No dia 1º de abril, decidi fazer um teste e mais uma vez, um susto, ainda maior que o outro” relembra.
Brenda Nathielle mostrando os testes positivos de gravidez
Instagram/Reprodução
Inicialmente, a notícia não foi bem recebida pelo marido de Brenda, Lucas Lopes, que, além do susto, ficou preocupado com a nova dinâmica de vida com quatro filhos. O vídeo abaixo mostra a reação de Lucas ao saber que seria pai pela quarta vez.
PUXAR VÍDEO 12528532
“Ficou dias sem comer, sem conseguir conversar, super preocupado. Eu entendo a reação dele. A vida não é um conto de fadas. Nós, que temos três filhos, sabemos muito bem das responsabilidades de todos os dias. Então imagino que em algum momento ele se conseguia lidar com isso, porque eu também pensei”.
🔔 Receba no WhatsApp notícias do Centro-Oeste de MG
O que diz a médica
Apesar da experiência profissional, o caso também chamou a atenção da médica de Brenda.
“Eu conversei muito com ela. Tem 15 anos que eu faço laqueadura e quando vi a mensagem dela, falei: ‘Não é possível que é ela’. Mas, é possível. Tudo é possível”, disse Marina.
A obstetra explica que casos como o de Brenda são raros, mas podem acontecer. Marina ressalta que a falha de um método contraceptivo não significa que houve erro do médico ou do hospital onde foi realizado o procedimento.
“O DIU tem uma taxa de falha menor que 1%. Mesmo ele estando dentro da cavidade uterina, ele não impede todas as implantações. Então, uma vez ou outra, podemos encontrar casos de gravidez com o DIU”.
“Em relação à laqueadura, ela envolve cortar as trompas, não apenas amarrá-las. Mas o óvulo é uma célula muito pequena, pode cair na cavidade pélvica e ser levado pelo fluido peritoneal até a ponta cortada. Então, mesmo cortando, existe essa possibilidade. A taxa de falha é de 0,5% ou 1 para cada 250”.
Planos futuros
O casal agora avalia se Lucas deve fazer vasectomia para evitar “novos sustos”. Apesar disso, eles esperam que o mais caçula venha com saúde.
“Eu estou de 7 semanas, e agora estamos mais tranquilos e cheios de planos, afinal, a família nova já nem cabe em um carro normal”, brincou Brenda.
Brenda e o marido Lucas com os filhos Arthur 7 anos, Beatriz 4 anos e Cecília de 1 ano
Instagram/Reprodução
📲 Siga as redes sociais do g1 Centro-Oeste MG: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Centro-Oeste MG
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
a

Adicionar aos favoritos o Link permanente.