• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Após forte chuva, barragem rompe e água assusta moradores de cidade no Ceará


Barragem fica na localidade Olho D’água do Canto, no Cedro. Reservatório é usado por criadores para irrigar capim para alimentar animais. Após forte chuva, barragem rompe e água atinge comunidade no Ceará
A barragem do Olho D’água do Canto, no Cedro, Região do Cariri cearense, rompeu na manhã desta terça-feira (16) após fortes chuvas ocorridas na região. A situação assustou moradores, que temem ter a residência invadida pela água. Não houve feridos.
Barragem fica na localidade Olho D’água do Canto, a aproximadamente 16 km da sede do município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Um vídeo enviado ao g1 mostra a água correndo com força e arrastando árvores e outras plantações. Moradores que registraram a situação aparecem assustados nas imagens.
Segundo o presidente da associação de moradores da localidade, Gedenildo Vitor, a barragem tem mais de 100 anos e já tinha estourado uma vez, mas passou por reforma no ano de 1993. Com as recentes chuvas, surgiu uma bomba d’água, o que contribuiu para o rompimento do reservatório.
Prejuízo para agricultores
As águas não atingiram residências, mas levaram um motor e outros equipamentos agrícolas de um agricultor. Os prejuízos maiores são para criadores de animais que utilizavam a água para irrigação de capim, que servia de alimento para o gado.
O prefeito de Cedro, João Batista Diniz, disse que fica feliz pelo volume de chuva no município, servindo para garantir reserva hídrica, por outro lado, fica a preocupação com os estragos causados principalmente para comunidades das zonas rurais. A prefeitura afirmou que várias equipes já estão mobilizadas para atender os pedidos de socorro que chegam de várias comunidades e também da zona urbana.
O gestor municipal orienta que proprietários de açudes e barragens, que se possível, façam a limpeza dos sangradores para evitar maiores danos, pela dificuldade da gestão em atender todas as demandas.
Após dias seguidos de chuvas, em Cedro, no Centro-Sul do estado, os estragos foram inevitáveis.
Tadeu Gomes
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.