Fundação CSN abre polo em Volta Redonda para estimular a prática do grafite no Sul do Rio

‘Polo Street Art’ vai formar jovens para a criação do ‘Beco do Arigó’, espaço inspirado no ‘Beco do Batman’, em São Paulo (SP); saiba como se inscrever. Inauguração acontece nesta quarta-feira. Será inaugurado nesta quarta-feira (12), em Volta Redonda (RJ), o Polo de Street Art. A iniciativa é da Fundação CSN e tem como objetivo estimular a produção artística e a prática do grafite não só na cidade, mas em todo o Sul do Rio. O evento está marcado para às 10h e tem a entrada gratuita.
O polo, que vai receber o nome de “Ninhos do Arigó”, vai formar jovens a partir de 16 anos para criação de grafites em um espaço na cidade — o “Beco do Arigó”. Outros grafiteiros convidados também farão parte do projeto.
Os interessados em participar da formação no Polo de Street Art podem se inscrever até o dia 25 de abril, pela internet. O curso terá duração de três meses e vai ser realizado no Centro Cultural Fundação CSN e na Biblioteca Municipal de Volta Redonda.
A inspiração para a criação do “Beco do Arigó” partiu de um outro beco, o do Batman, em São Paulo (SP), onde há inúmeros grafites pintados nos muros do bairro Vila Madalena. O local atrai turistas não só do Brasil, mas de todo o mundo.
Segundo a Fundação CSN, “no dicionário, consta que Arigós são ‘pássaros migratórios’ que buscam sobrevivência em outros lugares”. A ave tem relação com os trabalhadores que vieram para Volta Redonda na década de 1940 para a construção da Usina Presidente Vargas.
Na inauguração do Polo de Street Art, será realizada a pintura de duas esculturas de Arigó. A programação também conta com apresentações musicais.
“É de suma importância um projeto como esse na cidade de Volta Redonda, uma vez que o graffiti é uma arte extremamente democrática e que nasce do hip hop, um movimento em constante evolução. E falar em arte democrática significa falar de uma arte acessível a todos, levando em consideração a riqueza de traços e cores”, disse Helder Oliveira, gerente de articulação da Fundação CSN e grafiteiro.
Serviço
O quê? Inauguração Polo de Street Art
Quando? Nesta quarta-feira (12)
Que horas? 10h
Onde? Centro Cultural Fundação CSN – Rua 21, n° 402, Vila Santa Cecília, Volta Redonda
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.