• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Comitê organizador revela pôsteres oficiais dos Jogos de Paris 2024; veja


Referências esportivas, culturais e históricas compõem o desenho. Mas é preciso criatividade e atenção para encontrá-las. O comitê organizador das Olimpíadas e das Paralimpíadas de Paris revelou nesta segunda-feira (5) os pôsteres oficiais dos Jogos.
Foi como a apresentação de uma obra de arte. A revelação foi dentro do Museu d’Orsay – o segundo mais visitado na França. São dois cartazes parecidos, o das Olimpíadas e o das Paralimpíadas. Juntos, eles formam uma única imagem: a de uma cidade em festa durante os Jogos.
Referências esportivas, culturais e históricas compõem o desenho. Mas é preciso criatividade e atenção para encontrá-las. 47 modalidades esportivas estão representadas. O boxe, por exemplo, está na base da Torre Eiffel. No topo, a bandeira olímpica. A canoagem está no Rio Sena, que será o local da cerimônia de abertura.
Uma onda, na parte de cima, é a onda do Thaiti, território francês no sul da Ásia que vai receber as competições de surfe. Dá para perder um bom tempo tentando identificar cada elemento do desenho. O artista Ugo Gattoni levou 2 mil horas para fazer a obra.
Referências esportivas, culturais e históricas compõem o desenho
Jornal Nacional/Reprodução
Ugo diz que as pessoas podem ver os desenhos várias vezes e que mesmo assim vão se perder. Para Tony Estanguet, presidente do comitê organizador, esses cartazes representam o conceito de que os Jogos neste ano serão realizados no coração de Paris.
Ao todo, 40 mil pessoas aparecem na obra. E o número de homens e mulheres é o mesmo para simbolizar uma outra marca importante desta edição: a primeira na história com paridade de gênero dos e das atletas.
Agora, os cartazes dos Jogos de Paris 2024 vão ficar expostos no centro do Museu d’Orsay até o próximo domingo (10), para que o público possa aprender, se divertir e se emocionar diante deles como acontece com as obras de arte deste lugar.
Esse museu era uma antiga estação trem, construída em 1900, ano em que Paris sediou as olimpíadas pela primeira vez. A fachada resistiu ao tempo e se tornou símbolo parisiense. Neste ano, o esporte também será mais um atrativo da paisagem da cidade.
LEIA TAMBÉM
Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris é inaugurada
Atletas amadores do mundo todo vão poder viver uma experiência única nos Jogos Olímpicos de Paris

Adicionar aos favoritos o Link permanente.