• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Vacina contra HPV está disponível na Rede de Saúde de Teresina; veja onde se vacinar


A Prefeitura de Teresina disponibilizou o imunizante que protege contra quatro variações do vírus. Confira quem faz parte do público-alvo e onde receber a vacina. Frasco de vacina contra o HPV
Reprodução/EPTV
A prefeitura de Teresina disponibilizou a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) na rotina para meninos e meninas de nove a 14 anos de idade. Para ter acesso, basta ir até uma das Unidades básicas de saúde (UBS) da capital ou o Teresina Shopping. A ação faz parte do Programa Nacional De Imunizações.
As UBS funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já o Shopping, das 13h às 19h. São duas doses administradas em um intervalo de seis meses entre cada uma.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Além disso, grupos com condições clínicas especiais, como pessoas vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, podem procurar o Centro de Referência de Imunobiologicos Especiais (CRIE). Ele funciona das 7h às 17h.
Hoje (04) é o Dia Mundial de Conscientização sobre o HPV. O vírus tem relação com câncer de colo de útero e provoca verrugas genitais. A infecção pelo HPV, muitas vezes assintomática, pode permanecer latente por anos antes de manifestar sinais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Com o tempo, o organismo vai ficando menos resistente ao vírus e lesões podem aparecer. Elas tendem a surgir entre, aproximadamente, dois a oito meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção.
Gestantes e pessoas com baixa imunidade são mais vulneráveis a vírus. O diagnóstico, dependendo do tipo de lesão, é realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais.
Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS), destaca a importância da prevenção: “Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz para evitar a infecção. Pedimos que crianças e adolescentes mantenham suas cadernetas atualizadas, garantindo assim sua proteção”.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter

Adicionar aos favoritos o Link permanente.