• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Sem águas de março: primeiro fim de semana do mês deve ser de calor e pouca chuva em quase todo Brasil


Tendência para o mês de março é de tempo abafado e chuvas abaixo da média. No fim de semana, Sudeste pode ter temporais. O primeiro fim de semana de março deve ser de calor e poucas chuvas em boa parte do país. De acordo com a Climatempo, os próximos dias devem seguir a tendência esperada para o mês de tempo abafado e com chuvas abaixo da média.
A região central do país deve registrar as temperaturas mais altas no fim de semana. Em algumas cidades do sul do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, as máximas devem ficar próximas aos 40ºC. (veja abaixo como ficam as temperaturas em todas as capitais)
Segundo os meteorologistas, um sistema de alta pressão atuando na região contribui para a elevação da temperatura.
Região central do país deve registrar altas temperaturas nos próximos dias.
INMET
Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, comenta que a previsão é de sol durante o dia para grande parte do país, com possibilidade de pancadas de chuva na parte da tarde.
“Vai ter um sol para cada um na maior parte do dia e à tarde vem as pancadas, mas poucas áreas devem ter transtornos”, prevê a meteorologista.
Temporais no Sudeste
Apesar da previsão de pouca chuva para o Brasil nos próximos dias, alguns estados do Sudeste podem registrar grandes volumes de chuva no fim de semana.
Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as pancadas de chuva devem começar ainda na manhã desta sexta-feira (1) e ganhar intensidade ao longo da tarde e no fim de semana.
O Sudeste deve registrar grandes acumulados de chuva no fim de semana.
INMET
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de “perigo” por conta das chuvas intensas na região. Locais como a Zona da Mata, o Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e região metropolitana de Belo Horizonte podem registrar até 100 milímetros de chuva por dia.
Há risco de ventos intensos, de até 100 km/h e de alagamentos nessas regiões. Os meteorologistas também alertam para possibilidade de deslizamentos na Zona da Mata Mineira, no norte fluminense e no sul do Espírito Santo.
Como fica o tempo em março
O último mês do verão deve ser de altas temperaturas em todo o país. Além das altas temperaturas, a umidade elevada vai favorecer o tempo abafado em boa parte do Brasil.
🔥Segundo os meteorologistas, não está descartada a ocorrência de novas ondas de calor – em especial por conta da entrada de massas de ar quente vindas de países vizinhos como Argentina e Paraguai.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê um mês com chuva abaixo da média em grande parte do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. A previsão é de pancadas mais pontuais no Sudeste.
👉 As principais tendências para o mês de março, segundo a Climatempo, são:
Calor em boa parte do país, com umidade favorecendo condições de tempo abafado;
Possibilidade de ondas de calor em áreas do Sul, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo;
Maior frequência de entrada de frentes frias no país. A previsão é da aproximação de três ou quatro sistemas ao longo do mês;
Pancadas de chuva características do verão na Grande São Paulo, no Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte, especialmente na primeira quinzena do mês;
Volumes elevados de chuva no norte e leste de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro e interior do Nordeste;
Chuvas mais irregulares no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul;
Região amazônica com chuvas abaixo da média, com recuperação lenta e gradual do nível dos rios.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.