• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Tocantins recebe mais de 11,5 mil doses de vacina contra a dengue e distribuição começa na próxima semana


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), crianças de 10 e 11 anos poderão ser imunizados com a Qdenga nesta primeira fase. Ao todo, 14 cidades vão receber as doses. Doses serão separadas para distribuição aos 14 municípios selecionados
André Araújo/Governo do Tocantins
Mais de 11,4 mil doses da Qdenga, desenvolvida para proteger a população contra a dengue, chegaram ao Tocantins. A orientação do Ministério da Saúde é que crianças de 10 e adolescentes de até 14 anos recebam a dose. Mas nesta primeira fase, o imunizante será destinado a crianças e adolescentes tocantinenses de 10 e 11 anos.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a distribuição aos municípios vai começar na segunda-feira (26). Nesta sexta-feira (23), será feita a organização das doses.
A SES informou que fará uma reunião com representantes dos municípios que vão receber as doses para orientar sobre o manejo, materiais necessários e estratégias de aplicação da vacina.
O Ministério da Saúde publicou nota técnica em janeiro informando que 14 municípios foram selecionados para receberem as 11.540 doses. Confira quantas doses cada um vai receber, conforme programação:
Palmas – 9.082 doses;
Miracema do Tocantins – 544 doses;
Miranorte – 367 doses;
Rio dos Bois – 92 doses;
Rio Sono – 148 doses;
Novo Acordo – 143 doses;
Aparecida do Rio Negro – 166 doses;
Lajeado – 116 doses;
Santa Tereza do Tocantins – 105 doses;
Tocantínia – 352 doses;
Lagoa do Tocantins – 135 doses;
Fortaleza do Tabocão – 116 doses;
São Félix do Tocantins – 69 doses;
Lizarda – 102 doses.
Quem determinou a quantidade de doses para cada cidade foi o próprio Ministério da Saúde, que segundo a SES levou em consideração o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses para a população-alvo conforme a disponibilidade e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
LEIA TAMBÉM:
Vacina contra dengue será entregue para 14 cidades do Tocantins em fevereiro; veja lista
Vacina contra dengue no SUS: governo define municípios que vão receber doses; veja lista
O Tocantins tem uma população de 28.805 crianças e adolescentes, portanto a SES ressaltou que serão necessárias 58 mil doses para atender a demanda. Mas a quantidade enviada vai ajudar a reduzir o número de hospitalizações por complicações da doença, segundo a gerente de imunização da SES, Diandra Sena.
“As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação. E é importante que os municípios acompanhem as informações compartilhadas pela SES-TO sobre envio e recomendações de faixa etária para aplicação”, completou Diandra.
Números da dengue no TO
Conforme o monitoramento da doença registrado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o Tocantins teve 148 casos confirmados até o dia 21 de fevereiro. Notificados são 3.118 casos.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.