• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Dengue: jogo on-line ensina crianças como combater criadouros do mosquito


Produção é resultado de um projeto desenvolvido na UFSCar, em São Carlos (SP). Relançamento ocorreu após aumento de casos da doença em todo o país. Ludo Educativo relança jogo on-line e gratuito que ensina formas de combate à dengue
Reprodução/Ludo Educativo
Não é segredo que a melhor forma de combater a dengue é eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Mas, você sabe quais são eles e como ensinar crianças e jovens a identificá-los? 🤨
Com o aumento de casos da doença no país e com o objetivo de ajudar a disseminar a informação, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) relançaram um jogo on-line que ensina medidas de combate ao mosquito e o melhor, é de graça!
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
No jogo, batizado de ‘Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital’, o jogador tem que ajudar os personagens Sophia, Renata e Rômulo a eliminarem os focos de criação do mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir zikavírus e chikungunya.
Os personagens cobrem pneus velhos, guardam o lixo de forma correta e colocam areia em pratos de vasos de plantas, evitando o acúmulo de água, ensinando aos jogadores de forma lúdica como se prevenir da doença.
O jogo pode ser acessado no portal Ludo Educativo, que é um projeto de extensão desenvolvido no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), da UFSCar.
Além desse game, a plataforma conta com outras produções sobre assuntos diversos, como a escassez de água, a preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.
LEIA TAMBÉM:
Fatalidade: Idosos morrem de dengue em Matão e São José do Rio Pardo
Alimentos: saiba quais ajudam a aliviar os sintomas
Sintomas: saiba quando é hora de buscar hospital e outras dúvidas
Dengue na região
Dengue, Zika e Chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
GETTY IMAGES
Na região, Vargem Grande do Sul é o município com mais casos de dengue, somando 492 resultados positivos. Até a sexta-feira (16), em São Carlos (SP), foram confirmados 100 pacientes com a doença e, em Araraquara, 100, de acordo com a última atualização na quarta (21).
O Brasil já soma mais de 512 mil casos da doença, segundo o Ministério da Saúde, apenas em 2024.
LEIA MAIS:
Dengue: Brasil registra mais de 500 mil casos em 2024; veja mapa com ranking dos estados
A doença pode ser assintomática. Em casos leves, os principais sintomas da dengue são:
febre alta (acima de 38°C);
dor de cabeça;
dores no corpo e nas articulações;
fraqueza;
dor atrás dos olhos;
manchas vermelhas na pele.
Vacina contra a dengue Qdenga foi aprovada pela Anvisa
Reprodução EPTV
Em janeiro, o Ministério da Saúde divulgou uma lista das cidades que receberiam o imunizante contra a doença, mas Araraquara, São Carlos (SP) e outros municípios da região ficaram de fora.
A aplicação do imunizante, chamado Qdenga, começou em fevereiro.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.