• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cena de onça predando jacaré no Pantanal viraliza; veja vídeo


Imagens foram capturadas por casal espanhol na região do Porto Jofre, no Mato Grosso. Chamado de Ousado, macho teve as patas queimadas nos incêndios de 2020. Cena de onça predando jacaré no Pantanal viraliza; veja vídeo
A cena de uma onça-pintada, o maior felino das Américas, pulando no rio para predar um jacaré no Pantanal brasileiro foi capturada através das lentes da câmera de um casal espanhol e viralizou nas redes sociais. O vídeo soma mais de 10 milhões de visualizações em menos de uma semana.
“Foi a primeira vez que vimos uma onça-pintada. Jose observou o felino na margem direita e nos posicionamos com o barco a uma distância segura. O macho estava tranquilo, lambendo suas patas, até mesmo fechava os olhos”, conta Inma Cañada.
“Após um tempo, um jacaré passou pelo rio na frente dele e, nesse momento, mudou de atitude, ficou de pé, fixou o olhar no réptil, ao passar novamente na frente, pulou sobre ele. Foi uma luta debaixo d’água por quase 1 minuto. Depois, tirou ele da água, arrastou-o pela margem e atravessou o rio com o jacaré na boca. Em seguida, desapareceu entre a vegetação da selva”, finaliza.
Ousado, a onça que virou símbolo no Pantanal em 2020, é encontrada novamente
ICMBio
Ela e o marido Jose Garcia deixaram os empregos há 18 meses para viajar o mundo, chegando ao Brasil em outubro do ano passado. A escolha de visitar a região do Porto Jofre, no Mato Grosso, foi proposital para tentar flagrar a onça-pintada, pela alta concentração do felino na região.
O vídeo, filmado no dia 2 de outubro, teve como palco o Parque Estadual Encontro das Águas. “Especificamente, não sabemos qual rio era, provavelmente o Rio São Lourenço. Foi algo único na vida que não sabemos se vai se repetir. Sentimos medo e emoção ao mesmo tempo”.
“Gostamos da natureza e compartilhar isso com os outros é um prazer para nós. Esses lugares únicos no mundo precisam ser cuidados e protegidos”, ressalta a espanhola que decidiu publicar o vídeo da predação na página pessoal há uma semana.
Onça- pintada Ousado descansando no Pantanal um ano após maior incêndio da região
Marcelo Tchebes
O flagrante por si só ganharia destaque em qualquer circunstância, mas o ator deixa o enredo ainda mais impressionante. O animal flagrado pelo casal é um macho apelidado como Ousado. Ele foi resgatado em 11 de setembro de 2020, com queimaduras de terceiro grau nas patas causadas por um incêndio que atingiu a região.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ousado recebeu na época um tratamento inovador com células-tronco e voltou à natureza depois de pouco mais de um mês de recuperação. O caso ficou conhecido e o ele se tornou um símbolo de superação.
A onça macho, batizada de Ousado, ficou 36 dias em recuperação até voltar a viver em liberdade no Pantanal
Globo Repórter
No vídeo, é possível notar que ele segue com um colar de monitoramento para acompanhado pelo ICMBio, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT) e pelo Grupo de Resgate a Animais em Desastres (GRAD).
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Adicionar aos favoritos o Link permanente.