Ceará deve continuar recebendo fortes chuvas no carnaval, diz Inmet


Volume de chuva de ser de até 100 milímetros. Municípios de todas as regiões podem ter ainda rajadas de vento. Chuvas fortes devem continuar a cair sobre várias cidades do Ceará
Thiago Gadelha/SVM
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta segunda-feira (12) de chuvas intensas para dezenas de municípios do estado do Ceará. A advertência, válida até às 10h da terça-feira (13), destaca a possibilidade de precipitações de até 50 milímetros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O novo alerta do Inmet veio após um fim de semana de chuvas intensas em Fortaleza e na Região Metropolitana. Fortaleza registrou pelo menos 215 milímetros de chuva entre as 7h do sábado (10) até as 7h do domingo (11), conforme balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foi a segunda maior chuva de Fortaleza nos últimos 50 anos.
O aviso emitido nesta segunda-feira é voltado, em sua maior parte, para a região Norte do Ceará, incluindo os municípios do Litoral Leste, da Região da Ibiapaba e o Sertão dos Inhamuns. Fortaleza não está incluída no alerta, mas cidades próximas como Caucaia e São Gonçalo do Amarante estão.
Ceará está com alerta de chuvas fortes na área demarcada em amarelo
Inmet
Fortaleza é a cidade que mais recebeu chuva de todo o Brasil no fim de semana
Ceará segue com possibilidade de chuvas nesta segunda; veja previsão do tempo
Para toda a região sob aviso, as previsões indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia; e ventos intensos de até 60 km/h. Apesar disso, o Inmet aponta um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Ruas de Fortaleza ficam alagadas na primeira forte chuva do ano
Thiago Gadelha/SVM
Chuva histórica causou estragos em Fortaleza
As chuvas do fim de semana, em Fortaleza, foram as maiores dos últimos 20 anos e a segunda maior dos últimos 50 anos. Entre o sábado e o domingo, choveu 215 milímetros na capital cearense. A precipitação deixou estragos: ruas e avenidas alagadas, queda de energia e semáforos apagados, casas e comércios inundados.
Moradores de Fortaleza e de outros municípios da Região Metropolitana, como Eusébio e Itaitinga, chegaram a ficar horas sem energia elétrica após as chuvas.
Entre o domingo e a segunda-feira, Fortaleza foi a cidade do país que mais recebeu chuvas em todo o Brasil, segundo dados do Inmet. Ao todo, foram registrados 134,6 milímetros na capital cearense.
Fortaleza registrou vários pontos de alagamento durante a chuva deste sábado
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.