Bauru é destaque em ranking de cidades com perfil empreendedor


Estudo colocou o município em posição de destaque no quesito ‘capital humano’ de índice de empreendedorismo. Dentro desse perfil, 12 mulheres da cidade compartilham as experiências empreendedoras em livro que será lançado nessa sexta-feira (14). Bauru é destaque em ranking de cidades com perfil empreendedor
Reprodução / TV TEM
Bauru (SP) foi reconhecida como a 5ª cidade brasileira no quesito “capital humano”, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2023
Produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Índice de Cidades Empreendedoras é um relatório sobre os 101 municípios mais populosos do Brasil, “organizados de acordo com as melhores condições para empreender”.
Divulgado no final de março, o estudo leva em consideração sete aspectos de casa cidade avaliada, ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.
O melhor desempenho de Bauru, que ficou em 48º lugar no ranking geral, foi no quesito capital humano, em que figurou na quinta posição, atrás somente de Florianópolis (SC), Vitória (ES), Santa Maria (RS) e Porto Alegre (RS).
Outros quesitos em que Bauru teve seus melhores desempenhos foram inovação, com a 23ª colocação, e acesso a capital, no 31º lugar do ranking. No tópico mercado a cidade figura na 34º posição.
Em relação à infraestrutura, na posição 49º, e ambiente regulatório, com o 51º lugar, Bauru ficou próximo ao meio do ranking. Já no quesito cultura empreendedora o município teve seu pior desempenho no estudo, na 86ª posição.
Mulheres empreendedoras
Duci Araújo, empreendedora de Bauru (SP) e autora de livro
Arquivo pessoal
Com intuito exatamente de ampliar essa cultura empreendedora, principalmente entre as mulheres que 12 empreendedoras resolveram compartilhar as suas experiências e o resultado está em um livro que será lançado em um evento gratuito nesta sexta-feira (14).
As 12 autoras da obra “Coragem para Empreender” recebem amigos, familiares, profissionais, imprensa e pessoas interessadas no assunto para o evento a partir das 19h no shopping que fica na Rua Marcondes Salgado, 11-39, na área central da cidade.
Para a cabelereira e dona de salão Duci Araújo, uma das empreendedoras que assina o livro, não se trata de uma simples coincidência o reconhecimento de Bauru pelo ICE (leia mais abaixo) pouco tempo antes do lançamento. Para ela, as duas coisas refletem a realidade local.
“Bauru tem muita oportunidade de capacitação, importantes instituições de ensino. Na minha área temos várias escolas que formam mulheres, muitas vezes sem renda, e dão oportunidade através da educação”, avalia Duci.
O livro tem o objetivo de “incentivar o empreendedorismo feminino, de inspirar e dar ferramentas à próxima geração de mulheres de negócios”.
Nos textos, as autoras partilham “as principais dificuldades que enfrentaram e como as ultrapassaram, os erros cometidos e o que aprenderam com eles”.
São apresentados conselhos e soluções para um negócio de sucesso com base em propósitos que deem coerência para as decisões do dia a dia.
É por tudo isso que faz tanto sentido a história de Duci fazer parte de “Coragem para Empreender”.
A empreendedora inspira outras mulheres ao contar que conseguiu manter seu negócio durante a pandemia da Covid-19 ao mesmo tempo em que lutou com sucesso contra um câncer de mama.
“São 12 mulheres compartilhando suas histórias, seus ônus e bônus. Para mim, por exemplo, empreendedorismo é tudo, é minha vida, é prazeroso e gratificante. Consegui ser bem sucedida na minha área, montei uma ótima equipe”, conta Duci, que faz menção ao “capital humano” do seu negócio.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília

Adicionar aos favoritos o Link permanente.