‘Festim’ completa dez anos com 50 apresentações artísticas em BH


Programação é toda gratuita e tem atrações on-line e presenciais. ‘A pequena florista’
Elcio di Trento/Divulgação
Belo Horizonte recebe, a partir desta sexta-feira (14) até o dia 23 de abril, o “Festival de Teatro em Miniatura (Festim)”. Nesta edição que comemora dez anos, o evento traz debates, oficinas, laboratórios de intercâmbio e 50 espetáculos de várias regiões do Brasil para públicos de todas as idades.
Os espectadores podem assistir a 50 produções de grupos e artistas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul, Goiânia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. A programação é toda gratuita.
Na abertura, tem live com o tema “Memória e Formação no Teatro Lambe Lambe” com Denise di Santos (BA), precursora do Teatro Lambe Lambe no Brasil, Mario Piragibe (MG) – professor de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – e artistas integrantes do Grupo Girino (Iasmim Marques, Maikon Rangel e Tiago Almeida).
No encerramento, o público assiste a uma live com Dib Carneiro (SP), pesquisador e crítico de teatro para infâncias e Luiz André Cherubini (SP), idealizador do Festival de Teatro para bebês e diretor do Grupo Sobrevento, sobre “Produção de Teatro de Animação para infâncias”.
‘A inspiração do maestro’
Festim/Divulgação
Origem
O Festim foi criado em 2012 e Iasmim Marques, uma das idealizadoras, disse que não imaginava a repercussão. Segundo ela, na época, não havia tantos espetáculos com as técnicas utilizadas no Teatro em Miniatura.
“Hoje são centenas de trabalhos de artistas residentes no Brasil que circulam com seus espetáculos por outros festivais e eventos pelo mundo. Para nós, é sempre uma satisfação produzir um encontro com a oportunidade de conhecer tanta diversidade nos trabalhos que recebemos”.
Para Iasmim, que também assina a direção de produção do evento, completar mais de uma década de ações continuadas de um festival, no Brasil, é um acontecimento.
“Estamos comemorando a resistência do Festim, que promoveu, ao longo de tantos anos, encontros e discussões entre o público, artistas e pesquisadores, além de servir de espaço para grupos que se expressam dentro das múltiplas técnicas do Teatro em Miniatura”.
‘Laia e o voo da imaginação’
Rogener Pavinski/Divulgação
Dez anos
Em 2023, para celebrar os dez anos, o Festim preparou programação ampla e diversificada que mescla obras on-line e presenciais.
Entre os critérios de seleção, “priorizamos trabalhos que evidenciam o protagonismo da linguagem do Teatro de Animação, onde elementos materiais são animados cenicamente, criando narrativas visuais e sonoras, configurando universos poéticos que chegam ao público em casa, através do audiovisual”, contextualiza Tiago Almeida, diretor artístico e curador.
No caso dos espetáculos virtuais, foram selecionadas obras criadas ou adaptadas para a exibição em vídeo.
As obras apresentadas trazem releituras contemporâneas de expressões da cultura popular brasileira, temas atuais como o isolamento e a incomunicabilidade da vida urbana, a idealização da infância e das memórias.
‘Sombras na palma da mão’
Tellus/Divulgação
“Também estão previstas criações que trazem narrativas orais, lendas, literatura, contos populares e propostas de metalinguagem que brincam com o jogo entre o boneco e o duplo do artista”, conta.
Já as ações presenciais acontecem no dia 18 de abril, das 14h30 às 16h30, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional (CRCP) – Lagoa do Nado. O espaço abriga a apresentação de três espetáculos de Teatro Lambe Lambe que fazem parte do repertório do Girino: “Coração Alado”, “Isto não é Uma Caixa” e “A Caixa Misteriosa”.
“O diferencial do festival é justamente propor outros tipos de interação e relação com o público, apresentando espetáculos intimistas e com sessões que recebem uma pessoa por apresentação. Assim, é instaurado um convite a compartilhar histórias e afetos, tornando o espectador mais próximo, cúmplice e integrado ao espetáculo”, destaca Almeida.
Para participar das ações formativas do Festim, basta acessar o site e preencher os formulários de cada atividade.
Serviço
“Festival de Teatro em Miniatura – Festim”
Data: 14 a 23 de abril
Locais: Sede do Grupo Girino (Rua Silva Freire, 133, Horto, Belo Horizonte)
CRCP – Lagoa do Nado (Rua Ministro Hermenegildo de Barros, 904, Itapoã, Belo Horizonte)
Mais informações
Vídeos mais assistidos do g1 Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.