Saiba como agendar castração de cães e gatos em Volta Redonda


Agendamentos serão feitos neste sábado na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. Castramóvel estará no bairro aterrado a partir de sábado
Divulgação/ Prefeitura de Volta Redonda
Um serviço de castramóvel vai oferecer pela primeira vez a cirurgia de castração gratuita para cães e gatos em Volta Redonda (RJ).
Os tutores interessados devem agendar o procedimento neste sábado (15), a partir de 8h, na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado. Moradores de todos os bairros podem fazer o agendamento.
Segundo a prefeitura, serão disponibilizadas 140 vagas, divididas da seguinte forma: 20 para cadelas até 10kg, 20 para cadelas até 20kg, 40 para cães e gatos machos e 60 para gatas.
“Algumas raças não podem ser castradas em função dos riscos anestésicos, as chamadas de focinho curto, como buldogue, boxer, entre outros. Também temos o limite de peso: em animais obesos e muito grandes, o risco cirúrgico é maior. Por isso, limitamos o peso até 20 kg”, disse Janína Soledad, coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde.
Ainda de acordo com o poder público municipal, os tutores vão receber orientações antes da cirurgia sobre os cuidados com o bem-estar do animal e como prevenir a zoonoses — doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas.
As castrações estão previstas para acontecer entre os dias 17 de abril e 2 de maio, de 8h às 17h. No dia do procedimento cirúrgico, é necessário levar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência dos tutores.
A prefeitura informou ainda que posteriormente o castramóvel vai percorrer outros bairros de Volta Redonda. O serviço itinerante ficará 15 dias em cada localidade e vai disponibilizar 150 vagas por bairro.
Clique aqui e siga o g1 no Instagram
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Adicionar aos favoritos o Link permanente.