Mais de 2,8 mil produtos vencidos são apreendidos pelo Procon


Operação aconteceu em oito cidades do estado entre os dias 3 e 12 de abril. Foram apreendidos, também, produtos sem indicação de preço. Procon fiscaliza 50 estabelecimentos no interior do Tocantins
Ascom Procon/Governo Tocantins
Mais de 2.800 produtos vencidos foram apreendidos entre os dias 3 a 12 de abril em oito cidades do Tocantins. Ação faz parte da “Operação de Olho no Prazo de Validade”, realizada pelo Procon do estado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O órgão fiscalizou 50 estabelecimentos nos municípios de Almas, Arapoema, Bandeirante, Bernardo Sayão, Colmeia, Juarina, Pequizeiro, Taguatinga. A cidade com mais notificações foi Taguatinga, onde foram apreendidos 817 produtos, seguido por Juarina, com 433, e Colmeia, com 423.
Ao todo, os fiscais do Procon Tocantins apreenderam 2.806 produtos com a validade vencida. Além disso, a ação aplicou 28 autos de infração e nove notificações por ausência de preço.
LEIA TAMBÉM
Mais de 5,3 mil produtos vencidos são apreendidos em supermercados do Tocantins
Procon autua 20 agências bancárias por demora no atendimento e falta de emissão de senhas numéricas
Produtos escolares têm variação de até 163% em papelarias de Palmas; Procon dá dicas
Foram retirados de comercialização temperos alimentícios, pão de forma, panettone, salgadinhos, margarina, iogurtes, pêssego em calda, leite em pó, salsicha, biscoitos, linguiça, café, refrigerantes, shampoo, água sanitária, sabão em pó, entre outros produtos.
Procon apreendeu alimentos e produtos de limpeza
Ascom Procon/Governo Tocantins
Vender produtos vencidos é contra a lei, segundo o Código de Defesa do Consumidor. Produtos sem preços também infringem a lei. “O objetivo é retirar das prateleiras os itens que comprometem a saúde do consumidor e demais práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor, como ausência de preço. Tal prática é proibida por lei e deve ser coibida”, explica o superintendente do Procon, Rafael Pereira.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.