Suspeito de furtar mais de 20 estabelecimentos é preso em Sorocaba


Segundo a polícia, em praticamente todos os casos, o autor atirava uma pedra na janela ou porta de estabelecimento, que por serem de vidro temperado, estilhaçam e colapsam imediatamente, possibilitando o fácil acesso. Polícia identifica e libera homem que praticou quase 20 furtos em estabelecimentos de Sorocaba
Câmeras de segurança/Divulgação
Um homem suspeito de praticar pelo menos 22 furtos à estabelecimentos na região Central e em comércios da Zona Sul de Sorocaba (SP) foi preso na manhã desta quinta-feira (13), após furtar mais um estabelecimento.
Segundo a Polícia Militar, quando a equipe chegou ao local, o suspeito já havia fugido. Com a semelhança nos furtos, os policiais foram até uma casa abandonada onde ele poderia estar escondido.
Ao ver a polícia, o suspeito tentou fugir, mas foi preso. Junto com ele foram encontrados um celular, um carregador e uma quantia de dinheiro.
O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Policial da Zona Norte, onde permanece a disposição da justiça.
Identificação e furtos
Polícia identifica e libera homem que praticou quase 20 furtos em estabelecimentos
No início do mês, a Polícia Civil conseguiu identificar o rapaz. O suspeito, de 38 anos, foi identificado por meio de câmeras de segurança. No entanto, ele foi liberado após ter sido capturado andando nas ruas da cidade.
Segundo a polícia, em praticamente todos os casos, o autor atirava uma pedra na janela ou porta de estabelecimento, que por serem de vidro temperado, estilhaçam e colapsam imediatamente, possibilitando o fácil acesso.
A polícia identificou que o suspeito encontrava-se em situação de rua, dependente químico e cometendo crimes em série.
Com isso, a polícia começou a investigar nas áreas onde ocorreram os crimes, dando-se início as buscas por toda a área central em imóveis abandonados onde pessoas em situação de rua costumam fazer como seus pontos de parada, por vezes até mesmo morando e utilizando-se de entorpecentes.
Polícia Civil identifica homem suspeito de praticar pelo menos 15 furtos em Sorocaba
Nas proximidades de um imóvel desses, andando na rua, o autor foi avistado pela equipe de investigadores, sendo abordado e conduzido à sede da Unidade Policial. O homem estava sem documentos e com isso havia a necessidade de ser comprovada sua identidade por meio dos bancos de dados da Polícia Civil.
Após a comprovação da identidade do investigado, foi comparado com as imagens captadas pelos circuitos de segurança e a polícia confirmou que ele se tratava do autor dos delitos, inclusive pela tatuagem na mão em formato de cruz.
O homem confessou a autoria e participação em pelo menos 15 crimes, sendo em outros quatro furtos identificado pela equipe de investigação.
Polícia identifica e libera homem que praticou quase 20 furtos em estabelecimentos de Sorocaba
Polícia Civil/Divulgação
Na época, ele foi liberado pelo fato de não estar em situação flagrancial e por não terem fundamentos jurídicos para eventual prisão.
Chamou a atenção do setor de investigações o fato do homem volta a agir em locais mais distanciados dos outros praticados, ou seja, alternado a região, praticando-os numa mesma rua, com diferença de dias, sendo três deles praticados em sequência.
O autor ainda confessou que está sendo procurado por uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios por estar em débito devido a compra de entorpecentes.
As investigações seguem buscando a identificação de outros eventuais autores, receptadores, bem como levantamento total do prejuízo causado às vítimas.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.