Comida Di Buteco 2023: conheça os petiscos ‘Frango Pipoca’, ‘Choripan da Adega’ e ‘Carmem Miranda’


Quitutes são preparados por restaurantes que estão no concurso desde início, em 2015. Cada prato custa R$ 30; concurso vai até 30 de abril. Frango Pipoca: tiras de frango empanadas com bacon, pimenta calabresa, salsa e páprica
TV Globo/Reprodução
O g1 e a TV Globo apresentam mais três pratos que participam do festival Comida di Buteco, que elege o melhor petisco dos bares de Brasília. Em 2023, a competição conta com 31 estabelecimentos e vai até o dia 30 de abril. Cada prato tem o preço único de R$ 30.
Nesta quinta-feira (13), os participantes são veteranos da competição. O Shot Rock Bar e o Adega da Cachaça fazem parte do Comida di Buteco em Brasília desde a primeira edição, em 2015.
LEIA TAMBÉM
PRIMEIROS QUITUTES: conheça os petiscos ‘Porco no Rolete’, ‘Charque da Embaixada’ e ‘Pastel Pai d’Égua’
DE DAR ÁGUA NA BOCA: conheça os petiscos ‘Caiu na Rede é Peixe’, ‘Flor do Cerrado’ e ‘Afogado de Tilápia’
CARDÁPIO VARIADO: ‘Estrela’, ‘Bolinho do seu Dito’ e ‘Enroladinho da roça’
‘Frango pipoca’
É a oitava vez que o Shot Rock Bar, de Taguatinga, participa do concurso. Para esse ano, o bar preparou o “Frango Pipoca”.
Segundo Júlios Felix, um dos donos, a responsabilidade de ter uma nota alta é grande. Para ele, para ser comida de bar “precisa ter sabor”.
O petisco é feito de bolinhas de frango preparadas com tempero caseiro, empanadas em farinha panko com bacon crispy. O prato leva especiarias como pimenta calabresa, salsa e páprica.
Shot Rock Bar
Petisco: Frango Pipoca
Endereço: Quadra QNF 23, S/N – Lote 39 Loja 1A | Taguatinga Norte
‘Choripan da Adega’
Choripan da Adega: pão com linguiça e queijo com um toque de especiarias do chimichurri, noz moscadam, mostarda dijon e o acompanhamento é um vinagrete de banana-da-terra.
TV Globo/Reprodução
O Adega da Cachaça também participa do concurso desde o início. Ao entrar no estabelecimento, é possível ver vários pratos do Comida Di Buteco expostos com orgulho.
Neuza Veras, a dona do bar, diz que sempre fica ansiosa para chegar a época da competição. Neste ano eles buscaram um petisco que fosse a cara do local, com muito tempero e um “gostinho mineiro”.
O escolhido é “Choripan da Adega”, um pão com linguiça e queijo com um toque de especiarias do chimichurri, noz moscada, mostarda dijon e o acompanhamento é um vinagrete de banana-da-terra.
Adega da Cachaça
Petisco: Choripan da Adega
Endereço: Quadra C 01, S/N – Lote 11 Loja 04/05 | Taguatinga Centro
‘Carmem Miranda’
Carmem Miranda: Patacão de banana verde frita coberta com tiras de picanha, queijo e vinagrete perfumado de pimenta síria e manjerona.
TV Globo/Reprodução
É a oitava vez que o GamBAR participa do Comida Di Buteco. Segundo Silvado Moreira, dono do local, o concurso dá visibilidade e atrai novos clientes todo ano.
Em 2023, o bar aposta no sucesso da cantora Carmem Miranda para fazer o petisco que leva o nome dela. É um patacão de banana verde frita coberta com tiras de picanha, queijo e vinagrete perfumado de pimenta síria e manjerona.
GamBAR
Petisco: Carmem Miranda
Endereço: Quadra SCRN 708/709 Bloco E, S/N – Loja 20 | Asa Norte, Brasília – DF
Quais são as regras do Comida di Buteco
Os votos para escolher o melhor petisco são dados pelo público e por um júri surpresa. Os bares não ficam sabendo quem é o jurado, que vai disfarçado ao estabelecimento.
São avaliadas quatro categorias:
🍗 Petisco
🙋🏻‍♂️ Atendimento
🧹 Higiene
🍺 Temperatura da bebida
O voto do público vale 50% do peso total, e o voto dos jurados é responsável pelos outros 50%. Em julho, os vencedores de cada cidade se enfrentam no concurso nacional, que vai eleger o melhor petisco de bar do país.
Melhor buteco do Brasil
Agora, o Comida di Buteco terá duas etapas:
Primeira: eleição do melhor prato local, envolvendo o público e os jurados;
Segunda: eleição do melhor petisco do país, sendo que a avaliação vai ser feita por outra comissão de jurados.
Ao todo, 25 cidades brasileiras participam do concurso e disputam o título de melhor buteco do Brasil. O tema dessa edição é “Ervas e Especiarias”.
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.