Piracicaba retira píer turístico incendiado em 2021 e anuncia construção de nova estrutura, mas não dá prazo


Primeira licitação foi anulada e local está sem uso desde o incêndio, há um ano e nove meses. Píer turístico incendiado é retirado da Rua do Porto em Piracicaba
Gabriela Ferraz/EPTV
O píer turístico da Rua do Porto, em Piracicaba (SP), incendiado em 2021 está sendo retirado do local nesta quinta-feira (13). Segundo a prefeitura, a estrutura antiga e danificada vai ser removida por segurança e para evitar acidentes no local.
A rampa fica localizada na Rua do Porto, um dos principais pontos turísticos da cidade. Era por ela por onde barcos saíam para levar turistas para passeios pelo Rio Piracicaba, mas o fogo consumiu totalmente as madeiras, restando apenas sua estrutura metálica.
À época do incêndio, a prefeitura informou que suspeitava de um ato criminoso, já que as madeiras eram anti-chamas e foram totalmente consumidas pelo fogo.
Após o incêndio, os passeios foram suspensos até agosto de 2021, quando passaram a ser realizados de maneira provisória por uma estrutura montada na rampa do largo dos Pescadores. Entretanto, o acesso também é usado para chegada de jet skis.
Retirada de píer turístico incendiado em Piracicaba
Gabriela Ferraz/EPTV
Segundo a administração, já existe um projeto para construção de um novo píer, mas ainda não foi aberta licitação para contratar empresa para executar o projeto. A prefeitura não informou prazo para que isso ocorra.
A reportagem também questionou a prefeitura o porquê o píer incendiado está sendo removido um ano e nove meses após o incêndio, se havia algum tipo de uso irregular da estrutura e se houve algum acidente no local. Até esta publicação não houve retorno.
Licitação anulada
Uma empresa chegou a ser contratada para a obra, nove meses após o incêndio, pelo valor de R$ 234 mil, com prazo previsto para finalização dos trabalhos de 180 dias, mas desistiu do contrato antes do início dos serviços. Publicação em Diário Oficial aponta que a administração municipal não atendeu um pedido da Jarabe Engenharia para que um termo aditivo fosse firmado no contrato.
Vegetação toma píer turístico destruído após incêndio em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Segundo a prefeitura, o aditivo contratual, solicitado pela empresa sob a justificativa de necessidade de ajustes na execução dos serviços, elevaria o custo final. A recusa da administração foi anunciada após análise da Procuradoria Geral do Município.
O contrato anulado previa a recuperação total do deck flutuante e passarelas de estrutura metálica. Os trabalhos incluíam desmontagem da estrutura atual e transporte dela, troca de ferragens danificadas, galvanização e pintura das novas ferragens e instalação de pisos em chapas metálicas. Também estava prevista recuperação dos flutuadores do deck, com lona reforçada.
Ponto turístico de Piracicaba permanece danificado 1 ano após incêndio
Equipe da EPTV, afiliada da Rede Globo no interior, esteve no local em julho de 2022 e constatou que, sem a obra de recuperação, a vegetação aquática tomou conta da estrutura do píer, que ainda tinha marcas do fogo – assista acima.
Vista de passeio de barco pelo Rio Piracicaba em julho de 2022.
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.