Maneva faz show especial com Ventania no STL Festival: ‘Conexão com São Tomé’; leia entrevista


g1 entrevistou o quinteto, que falou da relação com a cidade e sobre o show especial com o Ventania no festival. Dia 30 de abril, São Tomé das Letras será palco da 6ª edição do STL Festival. A banda Maneva, que está completando 18 anos de carreira, é uma das atrações do evento e promete um show especial com o convidado Ventania.
A banda, composta pelos paulistas Tales de Polli, Felipe Sousa, Fernando Gato, Fabinho Araújo e Diego Andrade, tem uma relação forte tanto com São Tomé, quanto com o STL Festival.
Os cinco músicos conheceram a cidade em 2014 e desde então voltaram diversas vezes. Em 2016, o clipe da música “Luz que me traz paz” foi gravado em São Tomé e mostrou diversos pontos turísticos. A produção audiovisual conta com a participação especial do Ventania, que interpreta um motorista na história, e de Paul Domingos, amigo da banda e cineasta que reside na cidade, como um dos diretores do clipe. (Confira o clipe aqui)
+ Veja tudo sobre o STL Festival no g1
Ventania e o personagem principal do clipe, interpretado por Pedro Verona, no intervalo das gravações da música “Luz que me traz paz” em São Tomé.
Arquivo Pessoal / Paul Domingos
Na música mais ouvida do Maneva, “Seja para mim”, de 2017, que conta a história de um amor puro e simples, a cidade é citada na estrofe “(…)Vamos levar a vida do jeito que der, pegar a estrada e fazer amor. Nós dois de mãos dadas lá em São Thomé ou no fim de tarde no arpoador (…)”.
Conexão com o STL Festival
Com o STL Festival, a história começa no palco principal da 4ª edição do evento, em 2019. Desde lá, o Maneva também esteve na Live SLT, realizada durante a pandemia em 2020, que arrecadou recursos para o Lar São Tomé dos Velhinhos, entidade letrense, e também esteve presente na edição do ano passado, no palco Valley, apresentando o show Mundo Novo exclusivamente para os hóspedes do STL Valley.
Este ano, a banda se apresenta no palco STL Festival com o “Maneva convida Ventania”, um show especial com o dono de sucessos como “Cogumelo Azul” e que há mais de 20 anos escolheu São Tomé para ser sua casa.
“O Maneva é uma banda muito parceira do festival, faz parte da nossa história. Estamos felizes em fazer parte também dos 18 anos de carreira da banda e trazendo um show muito especial com a participação do Ventania, uma referência da música de São Tomé. Um encontro que é a cara do STL Festival, que sempre busca proporcionar momentos únicos. Será incrível!” afirma a produtora executiva, Daniely Lima.
Maneva diz ter conexão com São Tomé das Letras
Prefeitura de São Tomé das Letras
Entrevista
Confira a entrevista do g1 com a banda Maneva:
g1 – Uma palavra que define São Tomé das Letras:
Liberdade (Felipe Sousa)
g1 – Qual a ligação da banda com a cidade?
São Tomé é esse paraíso natural, uma cidade que vibra por amor, liberdade e boas energias. De certa forma, essa é a missão do MANEVA, palavra que significa prazer. Então, a nossa missão é despertar esses sentimentos no nosso público, assim como São Tomé desperta em quem tem a sorte em visitá-la. (Diego Andrade)
g1 – Como foi o processo de criação da música ‘Seja para Mim”?
As composições do MANEVA nascem dos nossos pensamentos, situações da vida, histórias próprias, mas também de fãs, amigos. Transformamos essas situações, questionamentos em poesia e misturamos com a melodia para fazer a música. E claro, nosso desejo é que ela toque o coração do outro, fale diretamente com a alma. (Fernando Gato)
g1 – Qual o sentimento de estar completando 18 anos de carreira e ter São Tomé como uma das paradas da turnê?
18 Anos é uma vida! Um período muito grande acreditando num sonho. Nós nunca quisemos fazer sucesso simplesmente por fazer. Nosso foco sempre esteve na música, que ela tivesse um caminho longo, que tocasse a alma, que fosse atemporal. No final, tudo deu certo. Trabalho, claro, nunca faltou. Um período de empenho, dedicação e abdicação de muitas coisas também. Viver para a música era um desejo e nós conseguimos! Levar essa tour para São Thomé é motivo de honra e muito prestígio pro MANEVA. Estamos bem felizes aqui! (Tales de Polli)
g1 – Fale um pouco sobre a relação da banda com o STL Festival.
Ah, é um festival que vibra de forma diferente! A cidade em si é um show a parte! E integrar o MANEVA a essa grade incrível, dentro dessa atmosfera tão mágica, só nos deixa felizes e honrados com o convite. (Fabinho Araújo)
g1 – O que público do STL Festival pode esperar desse show? E o convite ao Ventania?
Ventania é um artista emblemático, sensível, inteligente e que representa, com muita maestria, uma época que infelizmente já não existe mais. Ele é a própria liberdade e merece estar conosco no STL, merece esse carinho e reconhecimento. Arrisco a dizer que Ventania é um patrimônio da música brasileira e o nosso encontro promete, promete muito! (Tales de Polli)
STL Festival
A 6ª edição do STL Festival acontece no dia 30 de abril e apresenta um line-up eclético com Filipe Ret, Matuê, Criolo, Maneva convida Ventania, Natiruts, Mato Seco, Pitty e CPM 22. –
Vote na enquete do G1 – Qual show você quer ver no STL Festival? (https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/stl-festival/votacao/qual-show-voce-quer-ver-no-stl-festival-810bcab5-8683-4c03-982a-3bc7bece0565.ghtml
Os ingressos do 4º lote estão à venda exclusivamente pelo IPass, no link
O STL Valley, local onde é realizado o STL Festival, abre suas portas entre os dias 28 de abril e 1º de maio. Quem optar ficar acampado no local poderá curtir os quatro dias no espaço, que terá shows exclusivos nos dias 28 e 29 de abril com Armandinho, Cidade Verde Sounds, Ventania, 3030 e, anunciado recentemente, a banda Big Up, além de muitas atividades culturais, lazer, translado para passeios na cidade e entrada exclusiva para o STL Festival.
O 2º lote para o STL Valley está disponível exclusivamente pelo IPASS (clique para saber mais). O ingresso para o STL Festival deverá ser comprado à parte e é obrigatório para a entrada no camping.
Veja tudo sobre o STL Festival no g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.