Conheça os benefícios dos minerais orgânicos para a saúde do seu pet


Veterinária afirma que componentes presentes nos alimentos possuem funções importantes para o organismo, como a manutenção e regulação dos tecidos corporais, a digestão e absorção de nutrientes, entre outros fatores. Segundo a Drª Kelly Carreiro, a absorção dos minerais orgânicos se torna mais eficiente, pois eles são ligados a uma ou mais moléculas, geralmente de aminoácidos que, durante o processo de digestão, não competem entre si
Freepik
Uma alimentação balanceada e rica em nutrientes é essencial para a saúde dos pets, ainda mais se ela contém minerais orgânicos. Eles são tão importantes que melhoram a imunidade do animal e contribuem para o bom funcionamento do seu organismo de várias formas.
De acordo com a veterinária Kelly Maiara Lopes Carreiro, de Sorocaba (SP), os alimentos são separados por macronutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras e fibras) e micronutrientes (minerais e vitaminas). Alguns dos mais conhecidos são o cobre, ferro, zinco, selênio, manganês e sódio. Eles são encontrados em diversos alimentos, tanto de origem animal como vegetal. Cada um com sua função contribui para o equilíbrio do organismo dos bichinhos.
Para cada porte, idade e espécie animal, existe uma necessidade mínima e máxima de cada mineral
Freepik
O que se pode dizer dos minerais é que eles são nutrientes que exercem diversas funções importantes para o organismo, como a manutenção e regulação dos tecidos corporais, atuação no sistema músculo-esquelético, enzimático e endócrino, contribuição para a digestão e absorção de nutrientes, além da manutenção do sistema nervoso central dos pets.
“Ao oferecermos minerais orgânicos aos animais, estes se tornam mais biodisponíveis, ou seja, a absorção se torna mais eficiente, pois esses minerais são ligados a uma ou mais moléculas, geralmente de aminoácidos que, durante o processo de digestão, não competem entre si, sendo ambos os nutrientes absorvidos, trazendo maiores benefícios aos pets e tendo menor desperdício de nutrientes, que poderiam ser eliminados pelas fezes caso não fossem absorvidos”, informa a especialista.
Os minerais orgânicos podem ser encontrados em rações de maior qualidade
Adobe Stock
Para cada porte, idade e espécie de cães e gatos, existe uma necessidade mínima e máxima de cada mineral. Se os minerais presentes nos alimentos que compõem a ração não atingirem a quantidade mínima recomendada, os minerais faltantes devem ser suplementados no alimento. O importante é que esses minerais não passem do máximo recomendado, para não acarretar prejuízos à saúde do animal, afirma a Drª Kelly.
Para alimentar os bichinhos de forma correta, é necessário ficar atento às informações descritas em cada ração. “Os minerais estão presentes em todos os alimentos, entretanto, minerais orgânicos podem ser encontrados em alguns alimentos comerciais de maior qualidade. Quando olhamos um alimento pet, encontramos o descritivo dos minerais no enriquecimento e na composição básica, que ficam dispostos no verso da embalagem do produto”, orienta a veterinária.
Veja mais notícias no Mundo Pet.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.