ICMBio flagra desmatamento ilegal em fazendas de gado em duas unidades de conservação da Amazônia

Em um dos locais, na Floresta do Jamanxim, agentes encontraram o que restou de uma árvore centenária que foi derrubada para a venda da madeira, que financia a expansão das áreas de pastagem. ICMBio flagra desmatamento ilegal em fazendas de gado em duas unidades de conservação
Além do garimpo ilegal, as fazendas de gado em áreas de proteção ambiental são um grande desafio para os agentes do ICMBio que fiscalizam os alertas de desmatamento registrados pelos satélites na Amazônia.
Durante as quase duas semanas que o Profissão Repórter acompanhou de perto operações realizadas pelo Instituto Chico Mendes, dois flagrantes de extração de madeira ilegal foram feitos, na Floresta do Jamanxim e na Flona Itaituba II.
Em Jamanxim, em um determinado ponto da floresta, os agentes encontram sinais de grande movimentação de maquinário pesado – trator, caminhão com madeira. Um pouco à frente, encontraram o que restou de uma árvore enorme e centenária, derrubada pelos desmatadores.
“Pelo monitoramento por satélite, a gente sempre chega um pouquinho atrasado. Mas muitas vezes a gente consegue pegar essa área no início da exploração ilegal e parar o processo”, diz o agente Érico Kauano.
Profissão Repórter flagra crimes ambientais em áreas de proteção da Amazônia na estreia da temporada 2023; assista à íntegra
Flagrante mostra tratorista derrubando árvores em área de garimpo mesmo durante sobrevoo de 3 helicópteros do ICMBio
“São muitos anos para formar uma raiz dessa. O valor comercial de uma tora dessa depende muito da espécie. De ipê, uma tora de 2,5m³ deve valer hoje no mercado por volta de R$ 4,5 mil. O primeiro passo é retirar o que tem valor comercial, até para financiar o restante da exploração. E, possivelmente, ele vai derrubar tudo isso aqui, fazer fogo e expandir a área de pastagem”, explica Maurício Santamaria.
Na Floresta Nacional de Itaituba II, os responsáveis pela área desmatada fugiram ao ouvir os helicópteros das autoridades chegando. Duas motos com a chave no contato ficaram para trás e os agentes usaram os veículos para ir até a área de desmatamento e encontraram 16 grandes toras de madeira, de árvores derrubadas. A fazenda já havia sido autuada anteriormente por desmatamento.
Assista ao programa completo:
Edição de 11/04/2023 – Pra Onde, Brasil – Centro-Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.