Resto de casarão desaba no Centro Histórico de São Luís; partes do imóvel começaram a cair na segunda-feira (10)


Local foi isolado pela Defesa Civil de São Luís. Casarão cai no Centro Histórico de São Luís.
Reprodução / Redes Sociais
Toda a fachada de um casarão situado na Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, caiu na manhã desta quarta-feira (12). Partes da estrutura do imóvel já haviam desabado na segunda-feira (10).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Logo após o desabamento da imóvel, técnicos da Defesa Civil estiveram no local e isolaram toda a área onde ficava o casarão.
De acordo com o superintendente da Defesa Civil Municipal, Alexssandro Nogueira, o proprietário do imóvel foi comunicado do desabamento e deve realizar a demolição de uma parede que ainda restou e oferece risco para um outro prédio que fica na lateral.
Todos os imóveis vizinhos ao casarão que desmoronou foram evacuados por medida de segurança. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizou a limpeza dos escombros.
A área segue isolada e a edificação está sob os cuidados do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Semosp para intervenções necessárias.
O Coordenador técnico do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Raphael Pestana, informou que a responsabilidade sobre a retirada do que ainda restou do casarão é do proprietário do imóvel que foi notificado.
“Nós tínhamos apenas as fachadas externas do imóvel. Ele estava somente a ‘casca’. Na segunda-feira caiu uma parte, um trecho da fachada, e hoje houve o arruinamento do restante. Nós estávamos, primeiramente, identificando quem é o proprietário, pois a obrigação de executar os serviços recai primeiro sobre o proprietário ou possuidor do imóvel”, disse Raphael Pestana.
A Rua de Nazaré, no Centro Histórico de São Luís, tem o tombamento federal, que é de responsabilidade do Iphan, e também estadual, de responsabilidade do governo do estado.
Resto do casarão desmorona em São Luís

Adicionar aos favoritos o Link permanente.