Gasmig abre chamada pública para atender demanda de gás natural em Extrema, MG


Empresas habilitadas a realizar o fornecimento podem apresentar propostas até o dia 20 de abril. Início do fornecimento está previsto para 10 de agosto deste ano. A Companha de Gás de Minas Gerais (Gasmig) abriu chamada pública para atender demanda de gás natural em Extrema (MG). De acordo com a Companhia, as empresas habilitadas a realizar o fornecimento podem apresentar propostas até o dia 20 deste mês. O contrato, conforme a Gasmig, terá validade de dois anos.
A Gasmig explicou que, de acordo com o termo de referência da concorrência, a proposta comercial deve apresentar o preço da molécula e todos os demais itens que irão compor o preço do gás e os critérios de reajustes considerados. A chamada pública não considera o fornecimento de biometano.
A Companhia de Gás de Minas Gerais salientou, ainda, que o edital, o termo de referência e demais detalhes sobre a chamada pública estão disponíveis no site oficial da Gasmig (basta clicar aqui).
O edital da Chamada Pública nº 01/2023 para aquisição de gás natural por gasodutos virtuais, por Gás Natural Comprimido (GNC) ou Gás Natural Liquefeito (GNL), para atendimento à cidade de Extrema, está disponível também na página da Companhia (por aqui).
Gasmig abre chamada pública para atender demanda de gás natural em Extrema (MG)
Divulgação/Gasmig
GNC e GNL
Os clientes que revendem o gás natural, via GNC ou GNL, têm como usuário final, indústrias, comércios, postos de combustível veicular e até mesmo grandes condomínios residenciais. Essas alternativas possibilitam o fornecimento do gás natural para os usuários finais localizados em áreas ainda não atendidas por gasodutos.
Com relação ao GNC, os clientes que fazem a revenda adquirem o gás da Gasmig e o comprimem a uma pressão de 250 bar, o que reduz seu volume em até 270 vezes. Após esse processo, o gás natural é armazenado em cilindros especiais, ainda no estado gasoso. O transporte do GNC é feito em carretas. Após a entrega, o gás natural é descomprimido, e o usuário final receberá o gás natural nas condições ideais de utilização.
No caso do GNL, o cliente da Gasmig utiliza um processo criogênico no qual o gás natural é resfriado à temperatura de -162ºC e tem seu volume reduzido em até 600 vezes, o que facilita a logística de transporte.
O transporte também é feito por carretas, que mantêm o gás natural no estado líquido desde a planta de liquefação de gás até as estações de regaseificação instaladas nos usuários finais, onde o gás volta ao estado gasoso nas condições ideais de utilização. Esse modal é ideal para maiores distâncias ou grandes volumes adquiridos pelos usuários finais de gás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.