• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Câmara de Vereadores de Mogi realiza reunião pública para discutir a segurança nas escolas da cidade

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Educação, vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), o principal pedido é a contratação de uma empresa de segurança para atuar nas escolas da cidade. Câmara de Mogi realiza reunião para discutir a segurança nas escolas da cidade
A Câmara de Vereadores de Mogi das Cruzes realizou, nesta segunda-feira (17), uma reunião sobre a segurança nas escolas. O dirigente estadual de ensino, as secretarias municipais de Educação e Segurança, representantes das polícias Civil e Militar, vereadores, representantes da sociedade civil, pais e representantes de escolas municipais, representantes de escolas estaduais e particulares participaram do encontro.
O vereador Clodoaldo Aparecido de Moraes (PL), presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Mogi, disse que o objetivo da reunião foi receber as ideias da população em relação ao tema.
“Várias propostas chegaram aqui ao nosso conhecimento. Pedidos de ‘N’ situações, de ‘N’ necessidades da população, dos pais. Todos também estamos preocupados. Eu, também como pai, tenho uma preocupação muito grande. Então, foi falado sobre uma ronda ostensiva mais presente nas escolas, o botão do pânico, câmeras de monitoramento que possam, realmente, em tempo real, uma central que possa receber essas imagens em tempo real, transmitir às forças de segurança que estão no entorno da escola, a presença de segurança dentro das escolas. São uma série de coisas que estão sendo apresentadas e nós vamos estar discutindo, pra que nós possamos ter uma ação efetiva e imediata”.
Segundo o vereador, a principal reivindicação apresentada foi a integração das polícias Civil e Militar e GCM para reforçar a segurança nos ambientes escolares das unidades de ensino em Mogi das Cruzes.
“Foi apresentado pra Secretaria de Educação que existe uma ação sendo feita pra combater, como a equipe estará ali melhorando a segurança nas escolas, a GCM também aumentando o seu efetivo, botão de pânico, aplicativo, uma comunicação mais rápida com a escola e com os pais. A Polícia Civil está no processo de investigação, porque existem muitas mensagens que não são verdadeiras sendo compartilhadas nas redes sociais, trazendo pânico à sociedade. Então, o setor de investigação, de inteligência da Polícia Civil está de prontidão investigando e buscando quem são essas pessoas que estão causando esse temor na sociedade. E a Polícia Militar também. Então, o que nós cobramos aqui hoje, é uma ação integrada, pra que as forças se dividam na cidade e possam dar maior cobertura em todas as escolas nossas do município de Mogi das Cruzes, pra trazer mais segurança ao pai e à mãe que sai ao trabalho e pensa que o seu filho está em segurança nas escolas, que não aconteça o que aconteceu em outras escolas vizinhas de Mogi das Cruzes”.
Ainda segundo o presidente da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Mogi, o principal pedido dos vereadores à Prefeitura foi a contratação de uma empresa de segurança para atuar nas escolas da cidade.
“A Comissão de Educação tem percorrido as escolas, praticamente são ainda subvencionadas as escolas municipais. São, praticamente, 214 unidades escolares em Mogi, creches e escolas municipais. Mais de 47 mil alunos. Existem também 54 escolas particulares em Mogi das Cruzes. Então, o volume é muito grande, o efetivo das polícias Militar e Civil não atendem. Por isso, a Câmara vem discutindo nos últimos dias que a prefeitura possa, em caráter de urgência, de emergência, contratar uma empresa de segurança, que possa colocar, sem passar por concurso público, porque a gente sabe que concurso público é moroso, é demorado, seleção de pessoas… Nesse momento, nós estamos passando de realmente muita preocupação, de colocar esses profissionais de segurança nas escolas. Reforçar o monitoramento de câmeras, cercas elétricas, os totens também estão sendo instalados, é de vital importância os totens também. São vários mecanismos, a população precisa entender, os pais e mães, são vários mecanismos que tão sendo propostos. Outros são de imediato implementação, outros carecem de algum tempo. Então, nós estamos aqui pra que amanhã, na verdade seria ontem, nós já tivéssemos uma resposta efetiva. Então, tranquilizar a população pra que eles possam entender que a Câmara Municipal, a cidade, as forças de segurança, tão atentas a tudo isso. E continue ligando pra gente, trazendo as suas informações, porque quem está vivendo o problema tem muito a contribuir nas propostas”.
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.