Índice de vacinação também está abaixo em outros grupos prioritários, aponta secretaria. Fiocruz diz que casos aumentaram em 19 estados. Casos de gripe aumentam no Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a vacinação contra a gripe entre crianças de seis meses a cinco anos no Paraná está bem abaixo do esperado. Segundo dados da secretaria, este tipo de público é o que tem a menor cobertura vacinal, apenas 31%.
O panorama não muda muito para outros públicos. Pouco mais da metade dos idosos – 52% – procuraram se imunizar. De acordo com a Sesa, apenas 45% do público-alvo se vacinaram. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 95% dos grupos prioritários.
O sistema Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou que os casos de síndrome respiratória aguda grave estão em alta em 19 estados do Brasil. O levantamento considera pacientes que precisaram ser internados por causa da gripe.
No Paraná, as internações começaram a aumentar em fevereiro deste ano e, desde então, continuam em alta. Na região noroeste do estado, o balanço revelou uma tendência de aumento dos casos.
Reprodução/RPC
Na capital, conforme a Sesa, apenas 38,4% das pessoas incluídas nos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe. Entre os idosos, o índice é um pouco, 46%. O percentual de imunização cai bastante entre crianças de seis meses a cinco anos: 18%.
Para incentivar a vacinação, municípios paranaenses têm adotado várias estratégias, como ampliar o horário de atendimento de postos de saúde, organizar ações de imunização em bairros e até montar um ponto de aplicação de doses contra a gripe em shoppings, como fez a Prefeitura de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Leia também
‘A justiça do homem já foi feita e eu espero que a de Deus será feita também’, diz mãe de jovem morto por serial killer em Curitiba
Carro que atropelou jovem largada no meio da rua em Cascavel não poderia estar rodando, indica Detran
Marcelo Gomes, pesquisador da Fiocruz, disse que a melhor maneira de reverter esse quadro é tomar a vacina.
“Muita gente está deixando pra depois, achando que a gripe é um problema menor, quando não é. Tem que ter a consciência de que a vacina é o melhor caminho”.
Mais assistidos do g1 PR
Veja mais em g1 Paraná.