
Perder um clássico nunca é fácil. Ainda mais da maneira com que o Avaí foi derrotado no último sábado, jogando mais de 100 minutos com um jogador a mais e criando diversas oportunidades, mas não conseguindo converter as chances em gol. Após o baque, o Leão entra em campo novamente nesta quarta-feira diante da Chapecoense às 20h30 em Xanxerê necessitando de uma vitória para buscar uma pronta reabilitação em um campeonato que apenas começou.

Avaí e Chapecoense se enfrentarão no estádio Josué Anonni, em Xanxerê – Foto: Reprodução/ Kukki Galvani
O panorama de 2024 se manteve nesta temporada mesmo com o Avaí mudando praticamente todo o elenco de um ano para o outro.
Desde a chegada de Enderson Moreira, o experiente treinador não conseguiu dar uma ‘cara’ para seu time e a equipe Azurra segue com uma defesa muito sólida, porém com um ataque inoperante.
Nas primeiras quatro partidas disputadas, o Leão da Ilha sofreu apenas um gol, diante do Figueirense. Em contrapartida, marcou também apenas um gol, na vitória diante do Santa Catarina no primeiro jogo da temporada.

Enderson Moreira chega pressionado para duelo diante da Chapecoense – Foto: Fabiano Rateke/AFC/ND
Além da ineficiência ofensiva, o treinador também terá alguns problemas para escalar a equipe que enfrentará a Chapecoense. Maurício Garcez e Barreto não viajaram com a delegação e são desfalques certos para o duelo.
Na vaga de Barreto, tendência é de que Zé Ricardo reassuma a titularidade. Como novidade, o atacante Rigley foi relacionado pela primeira vez e pode fazer sua estreia no profissional.
O jovem foi o principal destaque do Leão na Copa São Paulo de Futebol Júnior com quatro gols marcados em três jogos.
Palco diferente
A partida entre Avaí e Chapecoense será disputada no estádio Josué Annoni, já que a casa do Verdão segue em reformas para a implementação do gramado sintético.
Se o Avaí vem de derrota no clássico de Florianópolis, a Chapecoense também foi derrotada no confronto regional envolvendo a equipe do Concórdia, o famoso ‘clássico da linguiça’, pelo placar de 2 a 1.

Concórdia e Chapecoense no Domingos Machado de Lima – Foto: João Heemann/ACF
FICHA TÉCNICA – CHAPECOENSE x AVAÍ – 5ª RODADA CATARINENSE 2025
CHAPECOENSE: Léo Vieira; Maílton, Bruno Leonardo, Eduardo Doma e Mancha; Bruno Matias, Vinícius Balieiro e Giovanni Augusto; Rafael Carvalheira, Marcinho (Dentinho) e Mário Sérgio.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
AVAÍ: César Augusto; Marcos Vinícius, Jonathan Costa, Eduardo Brock e Mário Sérgio; Zé Ricardo, João Vitor e Marquinhos Gabriel; Robert Burbano, Hygor e Gaspar.
Técnico: Enderson Moreira
ARBITRAGEM: Cinésio Mendes Júnior, auxiliado por Diogo Berndt e Laurindo Schaeffer Bianchezzi.
ONDE ASSISTIR: NSports (YouTube)
LOCAL: Estádio Josué Annoni, em Xanxerê
DATA: 29/01/2025
HORÁRIO: 20h30