• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Presidente Prudente celebra solenidade de São Sebastião, padroeiro da cidade


Programação conta com missa e procissão pelas ruas da área Central, às 19h. Presidente Prudente (SP) celebra solenidade de São Sebastião
Aline Costa/TV Fronteira
Conhecido como santo protetor das epidemias, pestes, guerras e tempestades, nesta segunda-feira (20), feriado municipal, Presidente Prudente (SP) celebra o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. Em ação de graças, a Catedral que leva o nome do santo, no Centro, realiza missas solenes em celebração ao mártir.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
De acordo com o monsenhor José Antônio de Lima, os moradores da cidade têm um longo histórico de devoção ao santo, sendo marcada pela construção da Catedral, que comemora 100 anos em abril deste ano.
“Durante esses 100 anos, a primeira capela construída aqui foi dedicada a São Sebastião, uma devoção tradicional dos primeiros colonizadores de Presidente Prudente e que aqui aportaram e contruíram a capela, e colocaram como o Santo padroeiro São Sebastião. E, posteriormente, padroeiro da cidade e da Diocese de Presidente Prudente”, explicou o religioso.
Presidente Prudente (SP) celebra solenidade de São Sebastião
Aline Costa/TV Fronteira
Ele ainda completou que enxerga a simbologia do santo como parte da cultura católica.
“Todos nós, cristãos, temos as nossas devoções particulares, pedindo sempre a proteção de um santo. Presidente Prudente, desde a sua criação, com aqueles que aqui chegaram e construíram uma pequena capela dedicada a São Sebastião,foi, justamente, pela questão da fome, peste, guerras e entre outros fatores, e o tinham como protetor. Durante esses 100 anos da criação da paróquia São Sebastião, a devoção do povo sempre foi intensa. E, como em todas as outras comunidades que também têm seus santos padroeiros, isso faz parte da nossa cultura católica, cristão, que temos a devoção aos santos”, contextualizou à TV Fronteira.
Ainda nesta segunda-feira, além da missa que já foi presidida às 8h, haverá outra solenidade celebrada pelo bispo diocesano Dom Benedito Golçalves do Santos, às 19h, que contará com procissão pelas ruas da área central de Presidente Prudente.
A procissão será a partir da Rua Barão do Rio Branco, seguida pela Rua Doutor José Foz, pelo Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei e se encerrará na Catedral, na Avenida Coronel José Soares Marcondes.
Presidente Prudente (SP) celebra solenidade de São Sebastião
Aline Costa/TV Fronteira
Fé vivenciada 🙏
Ainda de acordo com o monsenhor, o santo não é só padroeiro da Catedral de São Sebastião, que é a Igreja Matriz da Presidente Prudente, mas também é patrono da cidade e da Diocese, que abrange os municípios do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo..
“Hoje, celebrando a solenidade de São Sebastião, nós suplicamos a ele, que derrame graças e bênçãos sobre a nossa comunidade, sobre a nossa cidade e sobre a nossa diocese. Presidente Prudente se alegra em celebrar o centenário da criação da paróquia de São Sebastião, que foi a primeira capela dedicada a ele”, pontuou Lima.
Também conhecido como soldado de Jesus Cristo, São Sebastião foi um mártir e exemplo para os cristãos católicos.
“Dentro da Igreja, nós temos uma multiplicidade de santos, de pessoas que viveram a vida de santidade. E, aqueles que foram martirizados, ocupam um popel muito especial, porque eles derramaram sangue pela fé. Acreditaram e não tiveram medo de morrer. O nosso povo é um povo de devoção, que respeita, participa, que vive sua história e sua cultura. A questão da devoção é um fato tradicional na vida do povo e, por isso, a importância de valorizar esses momentos na cultura e na vida religiosa”, detacou o monsenhor.
Presidente Prudente (SP) celebra solenidade de São Sebastião
Aline Costa/TV Fronteira
Lima ainda explicou que São Sebastião foi um jovem soldado romano, que ocupava um posto na corte do imperador, quando se converteu ao cristianismo e, dentro da corte, fazia novos cristãos.
“Os cristãos, naquela época, passavam pela perseguição do império. Com isso, ele foi denunciado e ele passou pelo martírio, ele foi flechado, mas as flechas não foram o suficiente para que ele perdesse a vida. Ele se recuperou e, depois, novamente, manteve a sua fé e fidelidade a Cristo. Por isso, ele derramou seu sangue no martírio para manter a sua fidelidade a Jesus. Com isso, ele foi mártir pela segunda vez, com as bolas de ferro, onde foi açoitado e finalmente entregou sua vida pelo Evangelho”, finalizou.
Imagem de São Sebastião usada na abertura do Jubileu 2025, em Presidente Prudente (SP)
Júlia Guimarães/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.