Com a chegada de José Luiz Datena ao Tá na Hora, o SBT finalmente tem a chance de emplacar seu jornal policial de fim de tarde. Com um nome forte do segmento, o canal dos Abravanel fica mais relevante na disputa de audiência com o Cidade Alerta, da Record, e Brasil Urgente, da Band.
Porém, quem sai perdendo nessa nova contenda de final de tarde é o espectador. Afinal, a TV aberta já não oferece opções distintas para o público no horário. Quem quer fugir das notícias policiais não tem para onde correr.
Assim, quem sai ganhando é a Globo. Ao exibir novelas na mesma faixa em que seus principais concorrentes apostam em programas policiais, a emissora se torna a única alternativa do horário. Não por acaso, mesmo em crise, o canal dos Marinho ainda ostenta a liderança absoluta de audiência.
+ Datena invade o Fofocalizando, ‘ganha’ novo cargo, leva cadeira e brinca: “Sou especialista nisso”
Reprise certeira
Após alguns anos sem emplacar um grande sucesso, o Vale a Pena Ver de Novo vive uma ótima fase na Globo. Alma Gêmea (2005) elevou a audiência do horário e Tieta (1989), que estreou na última semana, trilha o mesmo caminho.
Nesta segunda-feira (9), por exemplo, Tieta atingiu 16,7 pontos de média no Kantar Ibope Media. Um excelente resultado, ainda mais se considerarmos que o folhetim está em sua segunda semana de exibição, e na primeira semana sozinha na faixa – até a semana passada, a novela dividia espaço com Alma Gêmea.
O bom resultado mostra que a Globo acertou ao optar pela novela estrelada por Betty Faria para um repeteco. A trama, um de seus maiores sucessos, tem tudo para repetir o êxito nesta reprise, 35 anos depois da exibição original. Um clássico.
+ Cadê Tieta? Saiba por que protagonista demora a aparecer na novela
Sem opção
Entretanto, o sucesso não deve ser creditado, unicamente, à boa escolha do título da novela a ser reprisada. Mas, também, à movimentação dos concorrentes. Enquanto a Globo ataca de reprise de novela, Record, SBT e Band exibem jornais policiais.
No segmento, o Cidade Alerta, da Record, ocupa uma folgada vice-liderança de audiência. Já SBT e Band se estapeiam pelo público restante, numa guerra que se tornou “familiar”: de um lado, José Luiz Datena; do outro, seu filho, Joel Datena.
Sendo assim, o público dependente de TV aberta só tem duas opções: ou assiste à novela da Globo, ou a um jornal policial. Neste contexto, a Globo acaba se destacando como alternativa, enquanto as demais oferecem “mais do mesmo”.
+ Homem entra na Justiça para comprovar ser herdeiro do sertanejo Leandro
Alternativa
O SBT resolveu entrar na guerra de audiência dos programas policiais este ano, com o lançamento do Tá na Hora. Antes disso, o canal exibia no horário as Novelas da Tarde, com produções mexicanas que, não raramente, batiam o Brasil Urgente e incomodavam o Cidade Alerta.
Anos atrás, o SBT também se colocou como uma alternativa juvenil, exibindo produções infantis no horário. O clássico Disney Club (1997), por exemplo, fez um enorme sucesso na faixa das 18h. Desenhos animados, como Scooby-Doo, e sitcoms, como As Visões da Raven, também deram certo na faixa. Eram uma alternativa aos policiais e às novelas.
Hoje, não há alternativa. Record, Band e SBT disputam o mesmo público com programas muito parecidos. Enquanto isso, a Globo observa as concorrentes de longe, apostando nas boas e velhas novelas. Pouco criativas, as concorrentes da Globo acabam entregando a liderança de bandeja para o canal dos Marinho.
**As críticas e análises aqui expostas correspondem à opinião de seus autores